Plantas Exóticas e Exóticas Invasoras da Caatinga
Apresentação
Perante a importância das invasões biológicas (IB), instrumentos legais (e.g. leis, decretos, resoluções e etc.) vêm sendo instituídos em muitos países (e.g. África do Sul, Austrália, Estados Unidos da América e Espanha) e Estados da Federação (e.g. Paraná, Santa Catarina e São Paulo), visando a prevenção, manejo e erradicação de espécies exóticas invasoras. Contudo, para que eles se traduzam em ações efetivas contra as IB, é necessário a construção de uma base teórica cientificamente bem fundamentada, e nesse tocante, o Brasil, especialmente o Nordeste semiárido, ainda carece de informações básicas.
Em vistas dessa realidade, o projeto de pesquisa “Plantas exóticas e exóticas invasoras da Caatinga” foi concebido. Atualmente ele faz parte de ações realizadas por pesquisadores e alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, PE.
Espera-se que o conjunto de informações geradas nos estudos e disponibilizadas por meio de resumos, artigos científicos, livros e nesta website, possam subsidiar ações contra as IB, assim como, contribuir para o conhecimento de causa da sociedade, promovendo a quebra de mitos e a transformação de comportamentos. Além da divulgação dos resultados dos estudos e ações realizadas no âmbito do projeto de pesquisa, a website tem como objetivo o de auxiliar na identificação das plantas exóticas e exóticas invasoras da Caatinga. Para tanto, uma ficha técnica está sendo confeccionada para cada espécie. Nelas são apresentadas a descrição das principais características botânicas e, imagens de diferentes aspectos das plantas. Na aba "Facebook" o visitante ainda poderá encontrar centenas de fotografias das espécies observadas e registradas pela equipe.
...........................................................................................................................................................................................
Importância ?
As IB são consideradas umas das maiores ameaças à biodiversidade do planeta (Williamson, 1996; Meffe & Carroll, 1997; Zenni & Ziller, 2011). As exóticas invasoras podem causar impactos sobre as espécies autóctones, meio físico, saúde humana, saúde animal, agricultura e pecuária, gerando graves problemas econômicos, sociais e ambientais. Os gastos com as IB no Brasil equivalem ao PIB de Países como Coreia do Norte e Guatemala e de Estados brasileiros como Espirito Santo e Pernambuco.
................................................................................
Definições ?
-
Espécie exótica: É toda espécie introduzida fora da sua área de distribuição natural (CDB, 2005). A origem da espécie deve ser avaliada segundo o contexto ecossistemático, e não político.
-
Espécie exótica invasora: É toda espécie exótica que se reproduz de forma eficaz mantendo uma população viável, e que, é capaz de dispersar-se para áreas distantes do local original da introdução e lá estabelecer-se, invadindo a nova região (Moro et al., 2012).
................................................................................
Referências Bibliográficas
CBD. 2005. Handbook of the Convention on Biological Diversity Including its Cartagena Protocol on Biosafety. 3a ed. Montreal: Convention on Biological Diversity.
Meffe, G.K. & Carroll, R. 1997. Principles of Conservation Biology. 2a ed. Massachusetts: Sinawer Associates.
Moro, M.F.; Souza, V.C.; Oliveira-Filho, A.T.; Queiroz, L.P.; Fraga, C.N.; Rodal, M.J.N.; Araújo, F.S. & Martins, F.R. 2012. Alienígenas na sala: o que fazer com espécies exóticas em trabalhos de taxonomia, florística e fitossociologia? Acta Botanica Brasilica, 26: 991-999.
Williamson, M. 1996. Biological Invasions. London: Chapman e Hall.
Zenni, R.D. & Ziller, S.R. 2011. An overview of invasive plants in Brazil. Revista Brasileira de Botânica, 34: 431-446.
...........................................................................................................................................................................................
Acesse esta Website pelo celular